..:::.. ABC do Técnico ..:::.. Fórum do Técnico Mobile :::...

Voltar   ..:::.. ABC do Técnico ..:::.. Fórum do Técnico Mobile :::... > PRIVADO > INFORMÁTICA

INFORMÁTICA Softwares, dicas, macetes, dúvidas e outras informações.

Resposta
Opções do Tópico Modos de Exibição
Não Lido 22/03/2010, 08:17:14   #1
joaopaulofrancis
 
Registrado em: 26/01/2007
Location : Divinópolis - MG
Posts: 3,216
Agradecimentos: 160
Agradecido 3,449 vez em 1,055 Posts
Padrão Core 2 Duo ou Core 2 Quad: qual é o melhor?

Core 2 Duo ou Core 2 Quad: qual é o melhor?


A Intel divulgou um pequeno informativo mostrando testes de performance com um Core 2 Duo e um Core 2 Quad em diferentes atividades empresariais. Os modelos usados como exemplo foram o E8600, rodando a 3,33GHz, e um Q9400, de 2,67GHz. Foram citadas diferentes aplicações em que o processador binuclear ou tetranuclear se saem melhor. Confira-as abaixo:





Segundo a Intel, um Core 2 Duo é indicado para:
  • Maximizar a produtividade para usuários e multi-tarefas;
  • Várias aplicações de Tecnologia e Informação rodando em background;
  • Software de colaboração e aplicações exigentes.
Já para a companhia, seus Core 2 Quad se destacam nas seguintes atividades:
  • Aplicações empresariais de design CAD – softwares para desenhos técnicos – e renderização 3D;
  • Cálculos complexos como [Somente usuários registrados podem ver os links. Clica aqui para se registrar...] e [Somente usuários registrados podem ver os links. Clica aqui para se registrar...];
  • Codificação de vídeos em alta definição (HD).
Nos testes do Sysmark 2007, programa de benchmarks, o E8600 foi 15% mais rápido que o Q9400, já que possui otimização para dois núcleos além de que rodam em uma velocidade bem superior aos núcleos do Q9400. Já na simulação de cálculos complexos como o Monte Carlo, o desempenho do quad-core foi 21% superior ao dual-core, sendo que neste caso, a quantidade de núcleos fez a diferença ao envolver todos os seus cores para calcular mais rapidamente.
Com esse informativo, a Intel justifica porquê que nem sempre um Core 2 Quad é melhor que um Core 2 Duo. Vale lembrar que os dois CPUs utilizados, o E8600 e o Q9400, estão praticamente na mesma faixa de preço (US$ 270). As vezes, a otimização de certas aplicações para apenas dois núcleos fala mais alto ao ponto de desbancar um processador com duas vezes mais capacidade.
Mais não significa melhor, e a Intel deixou isso bem claro.
joaopaulofrancis está offline   Responder com Quote
Os seguintes 3 Usuários disseram Obrigado joaopaulofrancis por essa útil mensagem:
andrelino (25/03/2010), bjcellcomp (23/03/2010), Thiago Costa (26/03/2010)
Não Lido 23/03/2010, 08:22:23   #2
bjcellcomp
Usuário Diamante
 
Registrado em: 20/04/2008
Location : Iguatu-CE
Posts: 1,118
Agradecimentos: 744
Agradecido 307 vez em 127 Posts
Padrão

Ainda bem que vi essa reportagem pois tava pensando em trocar meu Core 2 Duo em um Core 2 Quad. Depois que vi esses testes acho melhor não trocar e economizar meu dinheiro.
__________________
Diego Santos

bjcellcomp está offline   Responder com Quote
Não Lido 25/03/2010, 11:22:19   #3
andrelino
Usuário Diamante
 
Registrado em: 20/02/2006
Location : Manhuaçu/MG
Posts: 1,852
Agradecimentos: 604
Agradecido 1,963 vez em 557 Posts
Padrão Ufa!

Ufa! levei um susto de inicio, pois comprei um core 2 duo E7500 2.93G, mas despois destas informações não me preocupei.
Mas, vale lembrar que pegar o quanto mais de informações sobre os processadores em sites de testes é muito util na compra de um bom processador para a aplicação que voce deseja. Como observaram nos testes acima, o C2Q e o C2D deixou bem claro que vai o desempenho vai depender para qual aplicação voce esta querendo.
Visto que nós aqui do forum precisamos mesmo é de um computador ao meio termo. Pois as aplicações para celulares não sao quase nada pesadas, pois o que elas precisam mesmo é de mais de 1GB de memoria e um processador com um crock superior a 1.7. Algumas aplicações requerem até bem menos, mas quanto melhor melhor. Pois o desempenho tipo para flashar um nokia pela UFSx em computador Core 2 Duo, Pentium4, Atlhon 3000+, Celeron D, etc. Vai ser o mesmo. Ou seja nao adianta ter um computador Bala, mas a box não é tao rapida, nao depende do computador, mas sim da box. Agora se voce coloca uma UFSx e uma MT box, com certeza a MT vai dar de 10 x 0 no desempenho. hehehe
andrelino está offline   Responder com Quote
Não Lido 26/03/2010, 07:57:21   #4
hdoidera
Iniciante
 
Registrado em: 18/01/2007
Location : Goiania - Go
Posts: 58
Agradecimentos: 18
Agradecido 29 vez em 10 Posts
Padrão Intel

A Intel sabe de tudo sobre seus processadores, afinal foi ela que produziu cada um, mas vou falar da minha experiencia com os dois.
Monto computadores quase todos os dias com diferentes configurações.
E posso dizer com certeza q o Quad Core tem se mostrado melhor em todos os casos.
EU tenho um Q8400 2,66Ghz, e tinha um C2D E7400 de 2,8GHz. Depois q troquei o pelo quad vi que ele é bem melhor.
Ao Andrelino, se vc usa windows Vista ou Windows 7 e estiver querendo um Quad, pode comprar sim pq vai sentir a diferença, agora se usa o XP pode continuar com o C2D mesmo pq o XP num vai gerenciar os 4 nucleos do quad.
Vale lembrar que a memória do computador influencia bastante no rendimento de programas e do S.O.

E ao [Somente usuários registrados podem ver os links. Clica aqui para se registrar...], aconselho sim a trocar pelo quad. Mas desde q use o Vista ou Seven.
Isso foi só uma dica, se tiverem vc's a oportunidade de fazerem os testes, façam-no...



Meu PC:

Core Quad Q8400 2,66GHz, 6GB de Memória DDR2 Kingston 800MHz, Placa Mãe Asus P5QC, VGA XFX 1gb 9500GT GeForce, Fonte Real 500W ( A fonte tb influencia no bom desenvolvimento do pc).
hdoidera está offline   Responder com Quote
O seguinte Usuário agradeceu à hdoidera por essa útil mensagem:
bjcellcomp (26/03/2010)
Resposta


Ir para...


Horários baseados na GMT -3. Agora são 05:00:41.


Powered by vBulletin® Version 3.8.2
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd. :: Traduzido por vB-Brasil. :: Modificado por Sys.GSM.
Theme By : Companyturk

PARCEIROS : Vivo Fibra | Medidor de Internet